Sobre essa sessão
O Educação Revolucionária surgiu a partir de um servidor criado pelo camarada Douglas Santos(membro fundador do Coletivo e militante do PCBR) no início de 2022, focado em ser uma espécie de “grupo de estudos Marxista-Leninista”, o Bolchevegan. Nesse servidor eram organizadas leituras-coletivas,debates e tínhamos sessões que disponibilizavam materiais de estudo. Diversas pessoas se organizaram incentivadas pelos trabalhos no servidor.
Frente a esta necessidade de organizar materiais para a Formação Política dos comunistas no Brasil, também com a dificuldade experienciada pelo camarada Douglas em saber conduzir sua introdução à leitura dos clássicos, ao estudo da teoria, o camarada desenvolveu este site com o objetivo de contribuir na resolução dessa falta de formação, ao qual chamou de Educação Revolucionária.
Agora, a seção de Formação Política destina-se a promover módulos-guias de estudos marxistas com um caminho formativo adequado, densamente completo e que contemple até os mais iniciantes, para evitar que o processo de aprendizagem (a formação teórica individual do militante, seu importante estudo pessoal) se torne tortuoso ou desmotivante. Pretende-se preparar módulos próprios condizentes com a complexidade de cada assunto, possibilitando um desenvolvimento progressivo do conhecimento.
Na Formação Teórica, os módulos são pensados para o estudo individual e, por isso, não queremos de maneira nenhuma trazer apenas alguns textos essenciais que podem ser encerrados em algumas semanas, nossa intenção é desenvolver um estudo dividido entre módulos básico, intermediário e avançado que permita que o militante encerre a seção com profundo conhecimento sobre o tema. Ao elaborarmos um novo módulo de formação teórica, utilizamos um formato padrão que está explicado no Eixo de Formação Teórica.
Na Formação Prática, serão elaborados manuais para a organização e profissionalização da militância a partir de necessidades basilares para a organização dos comunistas, como um Manual de como organizar uma reunião, uma formação, mediação de bilaterais... Como também manuais para a criação de materiais de agitação e propaganda, como um manual para ensinar o trabalho de colagem de lambes, elaboração de panfletos agitativos e livretos de propaganda teórica e etc. A sessão não pretende se limitar à formação política vanguarda do movimento comunista, mas voltará seus olhos também para os interesses das massas trabalhadoras, com manuais instruindo a organização, segurança e etc.